terça-feira, 26 de janeiro de 2010

1.4 - Educação e Tecnologia

“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento. articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor L. 2001).

          O avanço das informações é altíssimo no mundo tecnológico e a escola ainda não sabe o que fazer com elas. O espaço do conhecimento se multiplica a cada dia e cada vez o acesso dos estudantes a esse mundo se alastra.
          O currículo da escola precisa ser reformulado, selecionado e organizado de maneira que possa usar a tecnologia a favor do desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos para um futuro melhor.
          O volume de informações é enorme, mas não é selecionado, é democrático é claro, mais a que preço? A televisão mostra nas novelas, a falta de respeito dos filhos para com os pais, o sexo e a gravidez na adolescência, só não mostra a parte ruim disso na vida de uma adolescente da classe pobre, como por exemplo, o que uma adolescente deixa de viver por causa dessa gravidez não planejada. Mostra os pais assumindo a responsabilidade dos filhos, mostra a parte bonita e esconde a realidade da vida real, num mundo real. A internet fornece vídeos de crimes, discórdias, pornografias e etc. Isso tudo chama a atenção dos internautas e o que a escola faz para chamar a atenção?

E preciso mudar a formar de ensinar. Temos que aprender a utilizar as diversas tecnologias para podermos também ensinar. Afinal não se dá o que não tem.



Rio Branco 01 de Maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário