terça-feira, 26 de janeiro de 2010

2.1 - O que é Hipertexto ?

                O termo hipertexto foi criado no início os anos 60 por Theodore Nelson, para exprimir a idéia de escrita/ leitura não linear, em um sistema de informática. Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos seqüências sonoras, etc. Recentemente tem sido empregado o termo HIPERDOCUMENTO que ressalta a utilização de múltiplos recursos de mídia num único documento e busca dissociar a idéia de apresentação textual da informação.
               O hipertexto e um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira não seqüencial pelo leitor. O objetivo a esse conceito é o de permitir que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos, no texto com o intuito de aprofundar a compreensão do texto inicial
                Segundo a enciclopédia wikipédia Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links
                O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
                Hipertexto ou hiperlinks são referências que aparecem no meio do texto na cor azul, funcionam como endereços eletrônicos para complementação das informações prestadas no texto em questão.



Aladir Marlene - 30/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário